Os "sinais exteriores de mudança" são mínimos, mas há uma nova Nissan Navara que já está à venda em Portugal e que mostrou as suas invejáveis capacidades de transposição pelas dunas de Marrocos. Na verdade, as principais alterações introduzidas nesta Navara prendem-se apenas com… questões legais!
Passamos a explicar: desde Setembro que entrou em vigor a norma anti-poluição Euro6, muito mais exigentes, em especial numa área em que os motores Diesel têm maiores dificuldades, o controlo dos óxidos de azoto, os famosos NOx. E a principal novidade desta Navara é precisamente o seu motor Diesel 2.3 dCi ter passado a cumprir essa norma Euro6.
Para o conseguir, teve de passar a contar com um depósito extra de um aditivo à base de ureia – na esmagadora maioria dos Diesel não há… "milagres" e esta é, para já, a única solução para eliminar os tais NOx –, para o funcionamento do sistema SCR (Selective Catalytic Reduction). Este depósito de 17 litros tem um bocal no lado oposto ao do reservatório de gasóleo e é cheio com uma solução de AdBlue – a tal solução à base de ureia, à venda nas áreas de serviço, a cerca de 15 € os 10 litros –, sendo suficiente para 11.500 km entre dois atestos. Caso o nível do depósito esteja muito baixo, aparece uma mensagem no ecrã central.
Como não há bela sem senão, as alterações introduzidas nesta geração da Nissan Navara implicaram o aumento de dois números: o peso cresceu em cerca de 160 kg; pior é que o preço aumentou 900 €. Apesar disso, os responsáveis da Nissan salientam que este é um mal menor, já que o incremento do preço da Navara é o menor, face às concorrentes que também se estão a adaptar à norma Euro 6…